Publicado por: Marcos Damigo | 02/02/2009

Bodas de Sangue

Amor e morte no Jardim Botânico

Bodas de Sangue, de Lorca, estréia em produção com 30 atores no novo Teatro Tom Jobim

Um dos cartões postais mais charmosos do Rio de Janeiro está de inquilino novo. Trata-se do Teatro Tom Jobim, que foi inaugurado no Jardim Botânico em outubro do ano passado e está prestes a abrir as portas para sua primeira temporada teatral. O primeiro projeto é bastante curioso: uma releitura do clássico espanhol Bodas de Sangue, sob os cuidados de Amir Haddad, diretor cultuado entre os artistas cariocas.

O teatro, que tem uma platéia modular, foi arranjado em arena para receber os 30 atores, que toparam entrar no processo sem saber quem ficaria com os personagens centrais do drama. E isso inclui alguns nomes já conhecidos do grande público, como Letícia Spiller e Leonardo Vieira. No processo criativo conduzido pelo diretor, os atores se revezaram nos personagens durante os ensaios, e só há pouco tempo foram definidos os papéis, numa votação conduzida dentro do próprio elenco. Posso dizer, como ator, que num trabalho onde todos estão envolvidos para além da preocupação com seu próprio personagem e participação, o espetáculo tende a ser mais vibrante. Isso, por si só, já valeria uma visita ao novo teatro do Jardim Botânico. Mas posso listar ainda outros motivos.

Um deles é Amir Haddad. O criador do grupo Tá na Rua (há quase trinta anos) é conhecido por fazer do teatro uma grande festa. Os jardins do novo teatro também são uma atração: os atores entram e saem do palco por grandes portas de vidro que dão diretamente para os jardins em volta. Outro grande motivo para não perder o espetáculo é o texto de Federico Garcia Lorca, que vale a pena ser conhecido e revisitado, sempre. Na história, a noiva foge com um amor do passado no dia de seu casamento. O noivo, enfurecido, sai à caça do casal. Quem conhece um pouco de Lorca pode imaginar o desfecho dessa história.

Leia esta matéria no site da Vogue RG clicando aqui

Texto: Federico Garcia Lorca
Tradução: Rúbia Prates Goldoni
Direção: Amir Haddad
Elenco: Adriana Seiffert, Alice Morena, Antônio Firmino, Brisa Caleri, Catarina Abdalla, Clara Soria, Evelyn Raposo, Gabriela Haviaras, Gustavo Mello, Iris Bustamante, Janine Goldfeld, Jitman Vibranovski, Karan Machado, Léo Rosa, Leonardo Vieira, Leticia Spiller, Lorena da Silva, Luiz Octavio Moraes, Marcello Melo, Marcia do Valle, Marcio Louzada, Maria Lucia Lima, Mônica Saturnino, Nando Rodrigues, Paulo Antunes, Paulo Pereira, Rosa Douat, Solange Padilha, Tereza Seiblitz, Vitor Pordeus
Espaço Cênico: Hélio Eichbauer
Figurino: Biza Vianna
Trilha Sonora: Caíque Botkay e Ronaldo Mota
Programação Visual: Duddu Rodrigues
Assessoria de Imprensa: Gilda Mattoso e Marcus Vinicius
Fotografia: Cláudia Versiani e Fernando do Val (fotos das atrizes) e Cristina Granato (fotos do teatro)
Produção Executiva: Fernando do Val
Direção de Produção: Celso Lemos
Realização: Espaço Tom Jobim

Bodas de Sangue
De 30/01 a 29/03 (com pausa na semana do carnaval)
Sexta a domingo, 20h
Preço: R$40,00 (R$20,00 para estudantes e idosos)
Forma de pagamento: dinheiro
Teatro Tom Jobim
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico – Rio de Janeiro
Capacidade: 500 pessoas
Telefone: (21) 2274-7012
Classificação etária: 18 anos
Estacionamento: vagas limitadas


Respostas

  1. Querido, parabéns pelo blog! Delícia de texto, ótima dica. Já adicionei ao meu reader também, vou visitar sempre!
    Beijão

  2. Gostaria de falar que fui assistir essa peça, e foi a coisa mais fenomenal que já assistir. Muito bem feita e atuada, não desmerecendo os atores “FAMOSOS” Letícia Spiller entre outros, mas acho que o grupó todo se destacou. Recomendo.

  3. Bodas de Sangue é sem dúvida um grande espetáculo que move todas as nossas emoções.
    O elenco é maravilhoso, demonstram muita dedicação e amor ao teatro.Parabéns!!!

  4. Esqueçam as novelas,o Teatro é a maior arte da representação.Os verdadeiros atores estão em cima do palco.


Deixe um comentário

Categorias